Quarta-feira, 12 de Abril de 2006

Os mestres também erram

 

"Comendo as pedras do gamão"

Para ali convergiam todos os aficionados Lacobrigenses do jogo das Damas. Depois do trabalho até à hora do jantar uns jogavam e outros cercavam os jogadores espreitando o tabuleiro e tecendo comentários sobre este ou aquele lance. Eu, ainda jovem ganhei o gosto por aquele jogo ali no antigo Café Portugal - Lagos. Hoje, confesso que não existiam  por ali grandes jogadores, mas um grande frenesi que se misturava no fumo do tabaco e no aroma da cafeína, era notório. O Sr. Marreiro, o sr. Furtado, o Joaquim Encarnação, o sr. Carlos do Museu, o sr. Pires, até o Manuel Serrão e o Rosado que vinham dos arredores da cidade em visitas fortuitas, mas intencionais. Havia sempre alguém que fazia deslizar as pedras pelo tabuleiro. Num desses dias jogavam o sr. Marreiros com o Armindo "Ranhuça" (personagem típica e engraçada da cidade, mas mau jogador ). Enquanto o jogo decorria, o sr. Marreiros -jogador razoável - ia deixando (intencionamente) o "Ranhuça" comer-lhe as pedras e enquanto o distraía com conversa, colocava no tabuleiro as pedras do Gamão que estavam noutra mesa ao lado. às páginas tantas o burburinho rebentou quando o "Ranhuça" olhou para a quantidade de pedras que já tinha comido e zangado disse em voz alta .....   Então eu já comi estas pedras todas e o jogo nunca mais acaba ? Claro que o foi a risada geral de quem estava a assistir burlesco.

 

Neste canto de Portugal, mais precisamente na Vila do Bispo nasceu o Capitão António dos Santos Deodato, um grande damista Campeão Nacional da INATEL.

Pelo critério que temos seguido apresentamos este jogo prático para mostrar aos mais novos que os campeões também perdem e até com erros infantis.

publicado por pedegalo-damas às 22:12

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. ...

. Actualização

. Deodato - Carvalho

. Os mestres também erram

. JUDIAS - continuação

. De autor desconhecido

. Ainda a Judia

. JUDIA DUPLA

. Segredos - A Judia

. Damas como passatempo

.arquivos

. Novembro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds